Presbiacusia - Audição e Envelhecimento
- Audimed Centro Auditivo
- 13 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
Presbiacusia é a perda da sensibilidade auditiva, resultante das mudanças degenerativas e fisiológicas do sistema auditivo, que ocorre no decorrer dos anos. A prevalência de presbiacusia na faixa etária de 65 a 74 anos de idade é de 33%, entre 75 e 84 anos é de 45% e nos indivíduos com idade superior a 85 anos, a prevalência é de 62%.
As implicações da Deficiência Auditiva na terceira Idade
* Redução na percepção da fala em várias situações e em ambientes acústicos;
* Alterações psicológicas: depressão, frustração, raiva e medo causados pela incapacidade de comunicação;
* Isolamento social;
* Incapacidade auditiva: em situações familiares, na igreja, teatro, cinema, rádio, televisão;
* Problemas de alerta e defesa: incapacidade para ouvir pessoas, veículos, alarmes, sinais de emergência;
A Reabilitação da Audição
Quanto mais cedo for iniciada a reabilitação auditiva, menores serão os prejuízos privação sensorial ocasionada pela Presbiacusia, uma vez que a perda auditiva é progressiva e irreversível.
O tratamento para minimizar os prejuízos trazidos pela diminuição da audição ocasionada pela Presbiacusia, em geral consiste na utilização de Aparelhos Auditivos. A indicação do uso do aparelho auditivo é feita pelo médico OTORRINOLARINGOLOGISTA, enquanto a seleção do aparelho mais adequado a ser utilizado é responsabilidade do FONOAUDIÓLOGO. Mas, para que a reabilitação seja efetiva, é necessário que haja motivação do usuário do aparelho auditivo, para ser obtido o máximo proveito do uso da amplificação.
O centro Auditivo Audimed há mais de 20 anos disponibiliza os melhores aparelhos auditivos e conta com excelente estrutura e atendimento, laboratório próprio para manutenção e montagem de aparelhos auditivos, além de uma equipe de profissionais especializados para uma adequada reabilitação auditiva.

Comentarios